A vinícola Suzin é uma empresa nova e familiar de São Joaquim, em Santa Catarina. Foi criada por Zelindo Melci Suzin, um senhor de 72 anos, e seus dois filhos, Éverson e Jéferson, quando a família decidiu expandir as lavouras com a plantação de vinhas, em 2001.
Até então, os Suzin mantinham a tradição da lida com a terra produzindo batata-semente e maçã, iniciada em 1977. A família mantém até hoje áreas dedicadas às duas culturas - 80 hectares de batateiras e 60 hectares de macieiras.
Com a fundação da vinícola, eles agregaram às lavouras próprias mais 10 hectares de vinhedo. A especialização em vinhos veio em seguida, com a produção de 50 a 60 toneladas de uva Cabernet Sauvignon e Merlot por ano. Mas apenas 8 mil quilos atualmente são transformados em vinho pela Suzin.
Isso porque a Suzin ainda não possui cantina. Seus tintos são vinificados na Villa Francioni mediante parceria firmada entre as duas vinícolas filiadas à Acavitis (Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude). O excedente é vendido para outras empresas da associação.
“Deveremos estar com nossa cantina pronta no prazo de 3 a 4 anos. Com a cantina, poderemos vinificar muito mais da nossa produção de uvas, passando das atuais 4 mil garrafas por ano para 50 mil”, afirmou Éverson, sócio-diretor da Suzin.
Em 70% do vinhedo a família cultiva as vinhas de Cabernet Sauvignon, a 1,2 mil metros de altitude acima do nível do mar. Nos outros 30% cultiva-se as vinhas de Merlot.
A região possui clima favorável para o cultivo de uvas. No verão, a temperatura chega a 28ºC durante o dia e cai para até 10ºC à noite, fator que permite à planta acumular reservas de corantes e açúcares nas uvas, um diferencial para os vinhos locais, estruturados e potentes.
O vinho – Suzin Merlot 2007
Safra: 2007
Uvas: Merlot
Teor Alcoólico: 14 %
Cor: Vermelho rubi intenso, profundo e denso, com reflexos violáceos.
Aroma: Boa intensidade aromática, lembrando frutas frescas, mescladas com aromas de amoras, ameixas, cassis e especiarias harmonizadas com o carvalho. Vinho que merece decantação para expressar a finesse de seus aromas.
Paladar: Vinho envolvente, com taninos e álcool corretos, vivos. De bom corpo, início de boca agradável, harmônico e com boa persistência no final de boca. Acidez agradável que dá sustentação ao estágio em barrica francesa.
Informações Gerais: Estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês o que trouxe muita estrutura e harmonia ao vinho. Colheita manual.
Guarda: Bom para consumo, porém irá melhorar com mais 4 ou 5 anos de garrafa.
Harmonização: Harmoniza bem com carnes como cordeiro, avestruz e gado, massas com base de molhos madeira e funghi não muito condimentados. Acompanha bem queijos de média maturação.
Temperatura de Serviço: 16 a 20ºC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite seu comentário e escolha abaixo o perfil de usuário: "Anônimo" ou "Nome/URL", escreva seu nome e clique em "Continuar". A seguir, clique em "Postar comentário", digite a palavra que aparecerá e clique novamente em "Postar comentário". Agora é só aguardar a liberação. Obrigado!