Seja bem-vindo(a) ao nosso blog!

Seja bem-vindo(a) ao nosso blog!

Ficha técnica - Degustação Miolo


Espumante Almadén Meio-Doce

 
Elaborado com uvas cultivadas na Campanha Gaúcha, o Espumante Almadén possui coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, com fino perlage. Predominam os aromas de frutas cítricas como abacaxi e lima.espumante leve, refrescante com boa persistência e agradável no retrogosto. ideal para acompanhar antepastos e sobremesas.

Variedade de uvas: Chardonnay, Chenin Blanc e Semillon.
Região: Campanha Gaúcha.
Análise visual: amarelo palha com reflexos esverdeados, com fino perlage.
Análise olfativa: predominância de aromas de frutas cítricas  em calda como abacaxi e pêssego.
Análise gustativa: espumante leve, refrescante com boa persistência e agradável no retrogosto.
Processo de elaboração:
  • Colheita mecanizada, 100% em vinhedos próprios;
  • Prensagem em prensa pneumática contínua inertizada, com rendimento de 60%;
  • Debourbage < limpeza prévia do mosto> a frio temperatura à 8ºC, por 24 horas;
  • Primeira Fermentação alcoólica < em tanques de aço inoxidável > com adição de leveduras selecionadas, com duração de 21 dias a temperatura de 15ºC;
  • Tomada de espuma pelo método Charmat < em autoclaves de inox > temperatura 12º cerca de 30 dias.

Graduação alcoólica: 12%.
Serviço: temperatura ideal de consumo 6º C.
Harmonização: ideal para acompanhar antepastos e sobremesas.


Espumante Almadén Brut


Elaborado com uvas cultivadas na Campanha Gaúcha, Chenin Blanc, Semillon e Chardonnay  o Espumante Almadén Brut é elaborado pelo método de fermentação natual Charmat.  Apresenta perlage fino e persistente. Predominam os aromas de frutas cítricas como abacaxi, e flores brancas. É um espumante jovem e refrescante devido sua acidez equilibrada, ideal para acompanhar antepastos.

Variedade de uvas: Chardonnay, Chenin Blanc e Semillon.
Região: Campanha Gaúcha.
Análise visual: amarelo palha com reflexos esverdeados, com fino perlage.
Análise olfativa: predominância de aromas de frutas cítricas como abacaxi, e flores brancas.
Análise gustativa: espumante jovem e refrescante devido sua acidez equilibrada.
Processo de elaboração:
  • Colheita mecanizada, 100% em vinhedos próprios;
  • Prensagem em prensa pneumática contínua inertizada, com rendimento de 60%;
  • Debourbage < limpeza prévia do mosto> a frio temperatura à 8ºC, por 24 horas;
  • Primeira Fermentação alcoólica < em tanques de aço inoxidável > com adição de leveduras selecionadas, com duração de 21 dias a temperatura de 15ºC;
  • Tomada de espuma pelo método Charmat < em autoclaves de inox > temperatura 12º cerca de 30 dias.

Graduação alcoólica: 12%.
Serviço: Temperatura ideal de consumo 6º C.
Harmonização: Ideal para acompanhar antepastos. 


Terranova Brut Rosé


Espumante rosado de média intensidade, possui perlage delicada e constante, bom equilíbrio entre acidez/açúcar. Aroma lembrando flores e frutas vermelhas como cereja e morango. 

Variedade de uvas: Grenache.
Terroir: Vale do São Francisco – Brasil.
Análise visual: apresenta coloração rosada de média intensidade, leve coroa de espuma, perlage delicado e constante.
Análise olfativa: aroma intenso que lembra flores e frutas vermelhas como cereja e morango.
Análise gustativa: leve, com bom equilíbrio de acidez/açúcar.

Processo de elaboração:
  • Seleção de cachos na colheita;
  • Desengace dos cachos;
  • Maceração em frio (criomaceração) a 8ºC durante 2h;
  • Prensagem pneumática com rendimento de 55% de mosto flor;
  • Fermentação alcoólica à temperatura controlada de 14-16°C;
  • Conservação em tanques de inox a 10°C sem fermentação malolática;
  • Após realizado corte dos vinhos é aplicada levedura para tomar de espuma em autoclaves com controle de temperatura e pressão.

Graduação alcoólica: 12 %.
Temperatura de serviço: 6 a 8°C.
Harmonização: Harmoniza bem com peixes e frutos do mar, grelhados, entradas com saladas de flores e frutas em geral, queijos e massas com molhos brancos e de queijo.



Miolo Cuvée Tradition Brut


Vinho Espumante Natural elaborado pelo processo clássico (Champenoise) de fermentação na própria garrafa e envelhecido por um ano sobre as próprias leveduras da fermentação, onde através da "Autólise" das mesmas confere a este produto uma complexidade particular. O vinho base é uma Assemblage de uvas Chardonnay e Pinot Noir. Sua produção é limitada, todos os anos é feita uma "tiragem" do número pré-determinado de garrafas.

Variedade de uvas: Pinot Noir / Chardonnay.
Terroir: Vale dos Vinhedos.
Análise visual: límpido, apresenta coloração amarelo palha com nuances esverdeados, leve coroa, perlage fina delicada e constante.
Análise olfativa: aromas delicados de frutas tropicais, com destaque para abacaxi e melão, com traços de hortelã, menta e toques de pão torrado.
Análise gustativa: alto frescor conferido pela sua acidez equilibrada. Refrescante, persistente e constante equilíbrio entre aroma e gosto.
Processo de elaboração: a colheita das uvas é feita de forma manual e desengaçadas em máquina especial, e logo após as bagas de uva sofrem uma leve pressão, somente o necessário para a liberação do suco sem a trituração da casca. Prensagem: Imediatamente após o esmagamento as uvas são prensadas, tendo-se o cuidado de deixar o menor tempo possível em contato com as cascas, para não extrair polifenóis. Após a prensagem, o mosto é decantado a frio. Primeira Fermentação (Vinho Base): O mosto é fermentado com controle de temperatura em tanques de aço inox. Depois de decantado, o "vinho base" é engarrafado com uma pequena quantidade de açúcar e leveduras, que irão fermentar para proporcionar a espuma e a pressão. A fermentação na garrafa é feita em cave subterrânea climatizada a 10ºC e leva aproximadamente 60 dias para terminar. Depois da fermentação na garrafa, as garrafas ficam aproximadamente 1 ano envelhecendo deitadas nas caves. "Remuage" (Pupitres): Para decantar os resíduos da fermentação (leveduras), as garrafas são colocadas em pupitres em forma de pirâmide, onde são giradas manualmente 1/4 de volta todos os dias, por um período de aproximadamente 30 dias, para que o resíduo vá todo para o gargalo. Após a decantação nos pupitres, o gargalo das garrafas é congelado em máquina especial ("Degorgement"). Logo é retirada a tampa da garrafa e eliminado o resíduo sólido que sai automaticamente ao se abrir a garrafa, pela própria pressão interna. Imediatamente são colocados o "licor de Expedição", a rolha da cortiça e a gaiola de arame. Após, deixa-se por um período de repouso (15 dias) e logo as garrafas são rotuladas e já podem ir para o mercado.
Graduação alcoólica: 11,5%.
Serviço: a temperatura ideal para servir o Espumante Brut fica entre 6 e 8ºC.
Harmonização: frutos do mar num modo geral. Queijos de massa crua, saladas (desde que não contenham vinagre), carpaccios, ovas de peixes, entradas que tenham acidez ou gordura. Entradas ou pratos com componentes acídulos, bolinhos de bacalhau, porqueta assada. Na média geral vai bem com todos os pratos, e é uma ótima bebida para aperitivos.


Miolo Millésime Brut D.O


O Brut Millésime é produzido somente em safras excepcionais com as uvas Pinot Noir e Chardonnay, cultivadas pela Miolo no vinhedo da família. A partir da safra 2009 o espumante Brut Millésime passa a ser um produto da Denominação de Origem  Vale dos Vinhedos. As uvas são cultivadas em Garibaldi, no Vinhedo São Gabriel a qual é a região de origem dos melhores espumantes do Brasil. O espumante tem alta intensidade aromática e elevada franqueza frutada, com notas de biscoito tostado. Em boca revela delicada cremosidade, sedutora acidez e longa persistência.

Variedade de uvas: Pinot Noir / Chardonnay.
Terroir:  Vale dos Vinhedos.
Análise visual: límpido, apresenta coloração amarelo palha com tons esverdeados, perlage fina, abundante e persistente, denotando alta qualidade do produto.
Análise olfativa: aromas finos de frutas cítricas, pêra, abacaxi, e mel, mesclados a aromas típicos de envelhecimento, como pão tostado.
Análise gustativa: complexo, com boa cremosidade. Mostra-se elegante, com acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca longo.
Processo de elaboração: seleção manual dos cachos em mesa selecionada. Desengace dos cachos mantendo as bagas inteiras. Prensagem em prensa pneumática com rendimento de 50% em mosto. “Debourbage”- limpeza prévia do mosto a frio à temperatura de 8°C. Fermentação Alcoólica à temperatura 13 à 15 °C. Conservação em tanques de inox. Segunda fermentação na garrafa aproximadamente 40 dias, com temperatura controlada de 12°C. Envelhecimento aproximado de 18 meses sobre leveduras em caves subterrâneas e climatizadas. “Remuage” – movimento giratório de ¼ de volta diário, nas garrafas, para decantação dos sedimentos ao gargalo, num período de aproximadamente 30 dias. “Degorgement” – Retirada da tampa e do sedimento congelado com a própria pressão interna do espumante. Na garrafa é colocado "Licor de expedição", rolha e gaiola.
Graduação alcoólica: 12,5%.
Serviço: temperatura ideal para sevir: entre 6º e 8ºC.
Harmonização: foie gras, presunto Parma, assados e aves, e casa muito bem com pratos agridoces, cordeiro gratinado, salmão marinado ao molho de iogurte e nozes, bem como raviolis verdes ao molho de manteiga com sálvia e sobremesas quentes. Também é ideal como aperitivo, ou mesmo desfrutado por si só, em atitude contemplativa e de reverência.


RAR Collezione Viognier


O lançamento RAR Collezione Viognier apresenta boa cremosidade, acidez equilibrada e complexidade. Possui marcante intensidade aromática. Com tonalidades do amarelo-esverdeado ao palha.

Variedade de uvas: Viognier.
Terroir: Campos de Cima da Serra.
Análise visual: apresenta-se límpido com tonalidade de cor que vai do amarelo-esverdeado ao palha. 
Análise olfativa: possui uma marcante intensidade aromática,com notas de flores e frutas harmonizando com notas de carvalho.
Análise gustativa: apresenta boa cremosidade com acidez equilibrada e retrogosto prolongado. 
Processo de elaboração: 

  • As uvas foram colhidas manualmente, em caixas de 20kg, em vinhedos próprios situados em Vacaria/RS;
  • Desengace: As uvas foram desengaçadas em maquina especial e logo após o desengace as bagas de uva sofreram uma leve pressão, somente o necessário para liberação do suco em esmagamento da casca;
  • Maceração a frio durante 5 horas a uma temperatura de 8°C;
  • Prensagem em prensa pneumática;
  • Fermentação Alcoólica, 100% do mosto fermenta em barricas de carvalho francês, a uma temperatura de 15°C;
  • Amadurecimento, o vinho permaneceu por mais 12 meses em barricas com borras finas “Sur lie”;
  • Engarrafamento, retirou-se o vinho das barricas, realizou-se a estabilização tartarica em frio, seguida de filtração e do engarrafamento. Dessa reserva foi elaborada um numero limitado de garrafas.

Graduação alcoólica: 13%.
Serviço: a temperatura ideal para servir fica entre 10 e 12°C. 
Harmonização: peixes e frutos do mar, culinária asiática. Também são indicados queijos aromáticos, bem curados e pizzas, pratos com molhos brancos, cogumelos, saladas de folhas verdes e flores e aves de caça.

 

Miolo Reserva Tannat

 

Vinho intenso, bem encorpado, com taninos vivos, mas domados. No geral, muito bem equilibrado e persistente, com aromas de frutas vermelhas maduras.

Variedade de uvas: Tannat.
Terroir: Campanha Gaúcha.
Análise visual: coloração vermelho-rubi penetrante, com laivos violáceos.
Análise olfativa: aroma de fruta vermelha bem madura, menta e leve lembrança de tinta nanquim.
Análise gustativa: vinho intenso, bem encorpado, com taninos vivos, mas domados. No geral, muito bem equilibrado e persistente.
Processo de elaboração: seleção Manual dos cachos em mesa selecionadora. Desengace total, sem esmagamento. Enchimento do tanque de fermentação por gravidade. Maceração pré-fermentativa a 8°C, por 3 dias, com 1 pigeage diário. Fermentação alcoólica e maceração a temperatura controlada, com um pico de temperatura de 22-24°C, com 6 pigeages diários para uma extração lenta e suave de antocianas. Maceração pós-fermentativa de 5 a 10 dias para maior aporte de estrutura. Descube por gravidade e separação do vinho flor do vinho prensa. Fermentação malolática espontânea e completa. Conservação em tanques de aço inox a temperatura controlada.
Graduação alcoólica: 13,5%.
Serviço: para melhor expressar suas características, deve ser consumido a uma temperatura de 16ºC.
Harmonização: carnes vermelhas, grelhadas ou com ervas. Massas com molho bolognesa ou com cogumelos, funghi, e vitelas, também são um excelente acompanhamento. Queijos e carnes de caça.


Quinta do Seival Cabernet Sauvignon


É um vinho estruturado com taninos elegantes, deixando uma sensação agradável e aveludada ao final.

Variedade de uvas: Cabernet Sauvignon.
Terroir: Campanha Gaúcha.
Análise visual: apresenta uma alta intensidade de cor com tonalidade de vermelho rubi e púrpura.
Análise olfativa: seu aroma é frutado ressaltando frutas vermelhas como cassis que integradas com a madeira de carvalho confere ao vinho uma maior complexidade aromática.
Análise gustativa: na boca apresenta-se bem estruturado com taninos elegantes, deixando uma sensação agradável e aveludada ao final.
Processo de elaboração: seleção Manual dos cachos em mesa selecionadora.  Desengace dos cachos mantendo as bagas inteiras. Enchimento dos tanques (encubado) por gravidade. Maceração em frio (criomaceração) a 8º C, com bagas inteiras por 4 dias. - Fermentação Alcoólica à temperatura controlada de 25 a 30º C, com 4 a 6 pigeage para extração lenta da cor e taninos e 1 delestage para a estabilização da cor. Maceração pós-fermentativa de 10 a 15 dias, para maior extração de polifenóis. Descube por gravidade. Fermentação malolática espontânea e completa. - Amadurecimento de 12 meses em barricas novas de carvalho americano, e envelhecimento na garrafa em caves subterrâneas e climatizadas.
Graduação alcoólica: 13,5%.
Serviço: a temperatura ideal para servir fica entre 16 e 18°C. Para melhor apreciar suas características, aconselha-se decantá-lo uma hora antes de servir. Esse tempo irá maximizar seu Bouquet.
Harmonização: por ser bastante encorpado e possuir aromas bastante complexos, deve ser acompanhado com pratos de textura rica como carnes suculentas e grelhados em geral. Cordeiro, javali, picanha e massas com cogumelos exaltam suas características quando harmonizados com o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon. Este vinho pode também ser acompanhado de porco com guarnições doces.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário e escolha abaixo o perfil de usuário: "Anônimo" ou "Nome/URL", escreva seu nome e clique em "Continuar". A seguir, clique em "Postar comentário", digite a palavra que aparecerá e clique novamente em "Postar comentário". Agora é só aguardar a liberação. Obrigado!